Atualmente o número de pessoas que está prestando concursos públicos no Brasil tem crescido expressivamente e, é claro, quanto maior a concorrência, maior a dificuldade de se conseguir uma vaga.
Para ajudar quem quer sair na frente dos concorrentes no próximo concurso, foram escolhidas oito dicas muito importantes, que você confere abaixo:
1. Mantenha-se motivado
A motivação é o que faz as pessoas continuarem caminhando em direção a um objetivo, por isso estar motivado e se manter motivado até o concurso chegar é muito importante.
Portanto, é preciso encontrar formas de trabalhar a motivação diariamente!
Pense em coisas que lhe façam sorrir, que realmente deseja e que com os recursos que virão através de seu novo emprego irá alcançar.
O processo de preparação é longo e desgastante, por esse motivo que é tão importante dar atenção especial a sua saúde emocional.
Tire um tempo para passear, ir ao cinema, dançar, etc., pois o lazer também faz parte da preparação.
2. Domine a ansiedade
Um dos maiores problemas enfrentados por quem presta concurso público é a ansiedade.
Normalmente, ela vai crescendo quanto mais próximo do concurso se chega e tem seu ápice no dia da prova.
Muitos candidatos, mesmo muito bem preparados, acabam se deixando atrapalhar pela ansiedade e, como consequência, têm resultados que não condizem com o seu aprendizado.
Para não sofrer com isso, é muito importante aprender a conviver e dominar a ansiedade.
Conheça o curso Sintagma Verbal
Inovador, metodologia diferenciada e pensado para quem realmente quer ter resultados rápidos e eficientes!
3. Tenha um objetivo
A maioria das pessoas que presta concursos públicos resolve se inscrever em vários ao mesmo tempo e acaba não se preparando direito para nenhum deles.
É possível estudar para alguns concursos ao mesmo tempo. Mas, para grande parte de quem participa de um certame com sucesso, ter um ou dois concursos definidos normalmente é muito mais efetivo que sair fazendo toda e qualquer prova que aparecer.
4. Conheça bem a banca examinadora e o edital
Muitas pessoas, ao prestar um concurso público, apenas estudam o conteúdo previsto para a prova. Isso é um grande erro, pois mais do que saber o conteúdo da prova, para sair na frente dos concorrentes é preciso conhecer também o edital e a banca examinadora.
Ao conhecer banca examinadora é possível prever o tipo de questão que cairá na prova e até mesmo saber quais partes do conteúdo são cobradas com maior frequência.
5. Faça de você seu maior desafio
Muitos candidatos acabam se preocupando demais com a concorrência nos concursos.
Esse é mais um erro que não deve ser cometido por quem quer estar à frente dos outros candidatos.
Foque em sua preparação e livre-se dessa atitude sabotadora. É possível ficar muito mais tranquilo e confiante na hora da prova quando não se coloca obstáculos à frente, principalmente os que dependem de fatores que não estão em seu controle.
Para passar num concurso é preciso saber que seu maior desafio é vencer suas próprias limitações e dificuldades.
Portanto, faça da superação de seus pontos fracos o seu maior desafio e trabalhe com dedicação para alcançá-los.
6. Aproveite o tempo “livre”
Sabe aquelas horas diárias que você perde no trânsito, no metrô, ou aqueles minutinhos depois do almoço que você fica nas redes sociais, ou ainda enquanto está lavando a louça, caminhando? Sim…é possível utilizar esse tempo de forma mais produtiva!
Para isso você pode utilizar diversas ferramentas como mapas mentais, aplicativos, resumos, podcasts, flashcards, etc. São ferramentas de estudo fáceis de usar e que não tomam muito tempo, além de ser grandes aliadas na hora de revisar o conteúdo.
7. Faça testes e descubra o que funciona para você
Outro fator muito importante é testar tudo. Qual o melhor método de estudo, quais as melhores ferramentas de estudo, qual o melhor ambiente de estudo, quais os melhores materiais, etc.
Descobrir o que é melhor para você é uma ótima maneira de estar à frente dos outros concorrentes. Dessa forma você otimiza seu estudo, seu aprendizado e, principalmente, o seu tempo.
8. Não desista
Outro erro cometido por muitas pessoas é o de desistir quando não se é aprovado na primeira experiência.
Entenda que quando você desiste está desperdiçando tudo o que investiu até aquele momento: o dinheiro, o tempo e, principalmente, todo o conhecimento que já adquiriu.
Portanto, mesmo se não der certo na primeira ou nas primeiras vezes, continue tentando até chegar lá, até atingir seu objetivo.
A persistência é uma das virtudes de fundamental importância para quem quer ter sucesso nessa empreitada.
Com essas dicas é possível aumentar muito as chances de ficar à frente dos outros concorrentes e passar no concurso desejado.
Dê sua opinião!
Gostou do artigo?
Quais outros assuntos você gostaria de ver aqui?
Deixe sua resposta nos comentários e compartilhe este artigo com os seus amigos que também têm interesse em concursos públicos.
Obrigado e até a próximo post!
Deixe um comentário