A cada ano que passa, mais e mais pessoas decidem prestar concursos públicos – pois as vantagens são muitas e porque estão dispostas a mudar de vida.
Mas, como se sabe, são poucas a vagas e apenas uma pequena parcela desses candidatos conseguirá passar no concurso.
Então, que faz a diferença entre os candidatos que passam no concurso e os que não passam? Obviamente, a preparação.
E, sem sombra de dúvidas, uma boa preparação para um concurso público exige muito estudo, muita disciplina e muita força de vontade.
Até aí tudo bem, pois quem está decidido em seguir seus objetivos sabe que terá que enfrentar esses obstáculos.
Mas, o grande problema para muitas dessas pessoas é que, além disso, elas acabam achando que a preparação também pode exigir muito tempo e dinheiro – fato que as leva a desistir no meio do caminho ou ainda antes mesmo de começar.
A falta de tempo e de dinheiro são, portanto, duas das maiores dificuldades enfrentadas por quem presta concursos públicos.
No entanto, não precisa ser assim.
Confira a seguir as dicas e descubra como passar num concurso público sem perder tempo e nem gastar tanto dinheiro!
1. Como economizar dinheiro
A melhor forma de economizar dinheiro, sem dúvida, é estudando online.
Hoje, na internet é possível encontrar tudo o que você precisa saber para passar em concursos públicos e, é claro, com muito… Mas muito conteúdo de forma gratuita mesmo.
Dos materiais gratuitos
O conteúdo é bem vasto, desde materiais específicos para concursos, até as melhores dicas e técnicas para aplicar em seu estudo.
Além de poder utilizar o que se encontra na rede, você ainda tem diversos aplicativos para celular direcionados a concursos, com varias funções que atendem ao mesmo fim – a sua preparação.
Outra excelente opção para quem está começando – ou mesmo para os mais adiantados – é usar o YouTube como ferramenta para assistir às videoaulas.
Lá você encontra as matérias que sempre estão entre as mais exigidas na grande maioria dos concursos, como português, matemática, raciocínio lógico, informática, direito etc.
Dos materiais pagos
Mas, se você for comprar materiais de estudo como livros e apostilas ou cursos on-line, procure saber ao máximo sobre o que vai adquirir antes da compra.
Não se satisfaça apenas com o que é falado pelo vendedor, procure informações sobre o autor e também a opinião de quem já utilizou esse material antes de você.
Assim não corre o risco de gastar dinheiro com um material que não seja realmente de qualidade ou que não esteja alinhado às suas necessidades.
Dos grupos
Outra alternativa bastante interessante é a de se juntar a pessoas que também estejam passando pelo mesmo momento que você.
Os grupos de estudo são sempre uma excelente opção, e com a internet e as redes sociais isso se tornou muito mais fácil.
Hoje para participar de grupos de estudo e de troca de informações não é mais preciso nem sair de casa, basta procurar nas redes sociais como Facebook, WhatsApp, etc.
Além disso, outra boa opção para quem quer economizar dinheiro é a de procurar uma biblioteca.
É possível ter acesso a bibliotecas da sua cidade, de universidades e até mesmo a bibliotecas de grandes centros geradores de conhecimento – inclusive fora do país, através de acesso pela internet.
Das ciladas
Por último, tome cuidado com as promessas de fórmulas infalíveis que podem ser encontradas na internet.
Muitas pessoas oferecem soluções mágicas que parecem incontestáveis e, apesar de cobrarem preços que podem chegar a beira do absurdo, por vezes não oferecem nem mesmo pequenos resultados reais.
Sendo assim, não de atenção ao ouvir promessas mirabolantes de fórmulas mágicas para passar em concursos públicos sem esforço, pois com certeza é mera enrolação.
Sem dedicação e esforço pessoal não há como fazer provas com um grau tão alto de dificuldade e exigência.
Conheça o curso Sintagma Verbal
Inovador, metodologia diferenciada e pensado para quem realmente quer ter resultados rápidos e eficientes!
2. Como economizar tempo
Além do dinheiro, o tempo é também um dos grandes vilões de quem estuda para concurso público, seja pela rotina agitada ou pela proximidade do concurso para o qual se estuda.
Da organização
Quem estuda para concursos de forma organizada tem muito mais chances de passar. Por isso, é de extrema necessidade ter um plano de estudo bem preparado e segui-lo à risca.
Ter um local de estudo organizado e com materiais e acessórios próximos, para que não tenha que perder tempo procurando uma ou outra coisa durante o processo.
Das distrações
Outro ponto relevante é tornar as horas de estudo mais proveitosas, para isso é muito importante que se livre de toda a distração possível.
Isto é, deixar de lado as redes sociais, o e-mail e até mesmo o telefone.
Os pequenos momentos de distração durante o estudo, como uma pausa rápida para olhar as redes sociais ou para atender uma ligação, podem até parecer inofensivos, no entanto, atrapalham muito os resultados finais.
Cada pausa dessas faz com que haja perda de tempo e concentração.
Para retomar a atenção e a concentração novamente, o estudante perderá sempre algum tempo.
Isso a longo prazo fará uma grande diferença. (É claro que às vezes uma pequena pausa para se tomar uma água ou café é muito bem-vinda para a retomada da concentração – principalmente naqueles momentos em que a fadiga nos dispersa totalmente do foco do que está sendo estudado.)
Da eficácia
Além disso, para otimizar o seu tempo, você também pode fazer uso de técnicas e métodos de estudo como leitura dinâmica, técnicas mnemônicas, flashcards, mapas mentais etc.
Tudo isso deve ajudar não somente em um aprendizado mais rápido, mas também de mais qualidade.
O objetivo sempre é melhorar seu desempenho na hora da prova para alcançar os melhores resultados.
Estas dicas podem fazer você economizar muito tempo e dinheiro, e tornar sua jornada – do início da preparação até a aprovação, muito menos árdua e mais proveitosa.
Dê sua opinião!
Gostou do artigo?
Quais outros assuntos você gostaria de ver aqui?
Deixe sua resposta nos comentários e compartilhe este artigo com os seus amigos que também têm interesse em concursos públicos.
Obrigado e até a próximo post!
Deixe um comentário