Uma das dúvidas de quem presta concurso público é se deve estudar em casa ou fazer um curso preparatório.
As duas opções têm suas vantagens e desvantagens. A escolha deve ser feita levando em consideração os seus objetivos, bem como as suas dificuldades na hora de estudar.
No entanto, como esse artigo tem o propósito de ajudar quem quer estudar em casa, confira abaixo alguns dos benefícios dessa escolha:
Seguir o seu próprio ritmo, ganhar tempo e qualidade de vida
O primeiro grande benefício de se estudar em casa é a possibilidade de seguir seu próprio ritmo.
Usar o tempo disponível da melhor maneira possível para estudar as matérias de acordo com suas prioridades.
Outra grande vantagem é não ter que se deslocar até o local do curso, não enfrentar o estresse e desgaste do trânsito e nem perder tempo nesse processo.
Priorizar o conteúdo
Ao optar por estudar em casa também é possível priorizar o conteúdo mais importante para aquele concurso ou de maior peso numa determinada prova, sempre de acordo com suas necessidades.
Prática que não é possível quando se faz um curso preparatório, pois isso cabe ao professor coordenador. Ele fará a escolha, de acordo com a sua percepção, do que julga ser a necessidade prioritária para a maioria.
Flexibilidade de horários
Outro grande benefício é o de poder adequar os estudos aos horários que tem disponibilidade, priorizando os dias da semana ou períodos nos quais é mais produtivo ou que sejam melhores para você por qualquer outro motivo.
Economia
Muitas pessoas optam por estudar em casa por não terem dinheiro para investir num curso preparatório.
De fato, é um grande benefício economizar esse dinheiro que seria gasto no curso preparatório, lanches, deslocamento, etc.
O recurso economizado pode ser investido na aquisição de materiais para o seu estudo, aulas particulares específicas (nas matérias de maior dificuldade, por exemplo), ou em outros canais relevantes e importantes ao seu desenvolvimento – tais como revistas especializadas, sites pagos de concursos, etc.
Escolher como estudar
Quando você faz um curso preparatório, a maneira de passar o conteúdo não é pensada especificamente para você. Cada professor tem a sua própria didática e é o aluno quem precisa se adequar e se adaptar a isso.
Por isso, outro grande benefício de estudar sozinho é poder escolher como vai estudar.
Abaixo você descobre algumas ferramentas de grande utilidade para quem decide estudar em casa:
1. Apostilas ou livros
Trata-se da forma mais tradicional de estudar para os concursos.
Neles você encontra todo o conteúdo que precisa e, normalmente, também encontra questões e simulados.
Esse tipo de material é ideal para quem consegue aprender melhor por meio da leitura.
Lendo é possível aplicar um ritmo mais intenso de estudo, dependendo de sua habilidade na dinâmica de leitura – processo que pode ser muito melhorado e aprimorado ao se estudar e aplicar técnicas específicas sobre o assunto.
2. Sites
Atualmente existem muitos sites nos quais você pode estudar, desde sites específicos para cada matéria, quanto sites para concursos públicos que disponibilizam cursos para diversos concursos.
Esses sites podem ser pagos ou não, e neles você pode encontrar além do conteúdo, muitas informações úteis e dicas que lhe ajudarão a alcançar o seu objetivo.
3. Videoaulas
Esse método tem se mostrado o favorito de muitas pessoas, pois é muito mais parecido com o modelo de aula dos cursos preparatórios – se comparado às outras formas de estudo.
Hoje é possível encontrar inúmeros canais de comunicação que disponibilizam esse tipo de ferramenta. No entanto, uma desvantagem dessa forma de estudo é a morosidade com que a matéria é apresentada.
O tempo necessário para o acompanhamento de uma videoaula é muito maior que o da leitura de uma apostila ou livro.
Mas, esse tempo maior de estudo é compensado em matérias em que uma explicação prática do assunto, ou uma demonstração de como fazer o processo de resolução da questão é essenciais ao entendimento.
Esse formato leva grande vantagem nesse aspecto, pois consegue trazer para dentro de sua casa a exposição de matéria feita por um professor que em muitos casos são gravadas ao vivo em sala de aula.
Conheça o curso Sintagma Verbal
Inovador, metodologia diferenciada e pensado para quem realmente quer ter resultados rápidos e eficientes!
4. Aplicativos de celular
Hoje com toda tecnologia e conexão online é possível encontrar aplicativos para estudar para concursos.
Os tipos de aplicativos são os mais variados. Existem aplicativos para concursos que estão abertos, aplicativos de questões de concursos, com conteúdo para concursos específicos, etc.
Há também uma boa diversidade em relação aos métodos de estudo.
Existem aplicativos focados na leitura e outros que contam com áudios ou vídeos.
O segredo é pesquisar bastante e encontrar o aplicativo ideal para você.
5. Grupos de estudo
Também é comum grupos de estudo formados por pessoas que pretendem prestar o mesmo concurso.
Entrar para esses grupos pode ser uma boa estratégia para manter-se informado e atualizado.
Pode-se ainda tirar dúvidas, reforçar pontos da matéria de maior dificuldade e de continuar motivado até a data da prova.
6. Redes sociais
Também é possível estudar pelas redes sociais, seja através de páginas ou canais específicos ou mesmo de grupos de estudo.
Atualmente há grupos de pessoas que se unem no Facebook e WhatsApp com um único objetivo: Passar num concurso.
Planejamento, disciplina, regularidade e foco.
Além de tudo isso, quem estuda em casa precisa de um bom planejamento, pois apenas “estudar por estudar” não leva ninguém a lugar algum.
É preciso se planejar muito bem para conseguir alcançar qualquer objetivo e quando se presta um concurso público não é diferente.
Outro fator relevante é que estudar em casa faz com que você conte somente com a sua própria supervisão e, por isso, é preciso muito mais disciplina, foco e dedicação para manter a regularidade de estudo, controle e análise de resultados.
Dê sua opinião!
Gostou do artigo?
Quais outros assuntos você gostaria de ver aqui?
Deixe sua resposta nos comentários e compartilhe este artigo com os seus amigos que também têm interesse em concursos públicos.
Obrigado e até a próximo post!
Deixe um comentário