Definir o que deve ser estudado inicialmente na preparação para um concurso público é de extrema importância e valia para quem almeja atingir o objetivo da aprovação.
A maioria dos concursos públicos divulga a matéria que será exigida no certame, mas o edital com essas informações sai, em média, somente há cerca de 2 a 3 meses antes do dia da prova – período muito pequeno para que haja uma preparação satisfatória.
Sendo assim, o que fazer para começar a sua preparação com antecedência, com o tempo necessário para passar no concurso público desejado?
É certo que com menos de um ano de estudo sério, focado e bem planejado é quase que impossível obter a aprovação no concurso. Haja vista que a quantidade de matéria, o grau de dificuldade e o domínio que se deve ter em cada área do conhecimento são enormes.
Então o que fazer?
Comece consultando os editais de concursos anteriores e estudando as matérias básicas para a grande maioria dos concursos:
- língua portuguesa;
- raciocínio lógico ou matemática; e
- informática
Conheça o curso Sintagma Verbal
Inovador, metodologia diferenciada e pensado para quem realmente quer ter resultados rápidos e eficientes!
Inicie seus estudos pelas matérias básicas, pois elas são responsáveis por uma grande parte de sua prova. Ter um bom resultado nelas é um grande passo ao encontro de seu objetivo.
Mas…somente essas matérias são o suficiente para passar?
Certamente que não…cada concurso tem sua especificidade e trará em seu edital os detalhes do que será exigido na prova. Mas, com certeza, as matérias acima estarão lá em quase todos os editais.
Procure adequar o conteúdo de cada matéria ao nível de ensino exigido pelo concurso que escolheu, levando em consideração o grau de exigência para concursos de ensino superior ou médio. As matérias básicas serão cobradas nos dois, mas de forma e com exigências diferentes.
O que mais deve estudar?
Os editais anteriores normalmente servem de parâmetro para o edital futuro, no entanto, saiba que poderá haver mudanças significativas de um para o outro. Apesar disso, ainda é a melhor referência para seu estudo antecipado.
Após começar seu estudo pelas matérias básicas, o próximo passo é verificar quais as outras matérias que são exigidas nos editais anteriores. Verifique se o conteúdo dessas matérias se repete. Sempre comece a estudá-las pelos pontos em que aparecem com mais frequência nos editais.
Com isso, a possibilidade de acerto da matéria a ser estudada, aquela que o edital futuro irá exigir, é quase certa. Essa prática fará com que você vá adquirindo o conhecimento necessário no tempo adequado para ser assimilado.
Não adianta pensar que conseguirá a proeza de ter domínio de todo o conteúdo do edital no período que se segue a sua publicação, pois, ainda que estude 24 horas por dia, não será humanamente possível tal tarefa.
Estudar e descansar!
Ah…além disso, saiba que precisará de períodos de descanso e bom sono para que possa adquirir e manter em sua memória os conhecimentos necessários.
Saindo o edital, leia-o atentamente e familiarize-se com todas informações contidas nele, pois é lá que encontrará todas a regras e esclarecimentos decisivos para a boa participação no certame.
Faça uma varredura atenta de toda a matéria exigida e em seguida um planejamento para uma revisão do que já foi visto. Intensifique o estudo dos pontos e matérias que ainda não tinham sido abordados.
Marque o que já foi estudado, o que deve ser revisado e o que ainda precisa ser estudado mais detalhadamente. Programe-se e faça o planejamento de sua agenda de estudo até o dia decisivo.
Lembre-se, procure reservar algum tempo para possíveis imprevistos, pois, esteja certo… Eles acontecerão.
Após essa maratona, faça a prova com toda atenção possível. E tenha a certeza que estará preparado e será um forte concorrente à vaga pretendida.
Dê sua opinião!
Gostou do artigo?
Quais outros assuntos você gostaria de ver aqui?
Deixe sua resposta nos comentários e compartilhe este artigo com os seus amigos que também têm interesse em concursos públicos.
Obrigado e até o próximo post!
Deixe um comentário